quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mergulhando no Conhecimento

O que é o SHOFAR?


O shofar é um instrumento profético, uma vez em que ele foi utilizado por Israel sobre orientações divinas. Deus foi quem disse a Israel para que utiliza-se o chifre do carneiro como trombeta para as convocações. Por tanto, passa-se a ser uma trombeta profética, um instrumento profético, por ter sido orientado por Deus, direcionado por Deus, no que tange a sua utilização e confecção.

O Shofar é um instrumento de convocação. Ele não espanta demônios, não produz o sobrenatural, mas é um instrumento utilizado para convocação do povo.

No livro de Jó, a Bíblia mostra que até os cavalos conseguem discernir o toque do shofar. Por tanto, se até os cavalos conseguem discernir o toque do shofar, como podemos classificar aquele que não discerne o toque? Ao até mesmo aquele que toca sem saber o que está tocando?

Por isso, o toque necessita ser discernido. O apóstolo Paulo afirma que aquele que toca trombeta, se tocar errado, pode colocar em risco todo um exercito. Mas por que?

Já parou pra pensar, o exercito em uma guerra, e o shofar produz um toque para recuar, quando na verdade o que o Rei queria, era avançar? Por isto, o toque do shofar não pode ser tocado de qualquer maneira, ele precisa ser discernido por quem toca e por quem escuta o toque. Pois a sua convocação, seja pra guerrear, seja para recuar, seja para adorar, possa ser seguida por todo o exército.

_____________________________________________________________

O que significa os seus toques?

Eles são sempre uma mescla de interposições de Tequiá, Teruá e Shevarim.

Tequiá: tããããããrããããããããããn


Teruá: Tãrãn tãrãn tãrãn


Shevarim: Tã tã tã tã tã tãããm

As combinações destes toques definiam se era pra ir para o templo, se era pra ir para guerra, se era pra ir para o tabernáculo, se era pra ir a reunião com Moisés ou se era para fugir da guerra.

Por tanto cada combinação seguia uma ordem lógica que definia a sua função.

Mas, esta combinação acima, seguida nesta seqüência, determina a santa convocação à presença de Deus, exaltando a sua santidade. Quando você houve este toque, você esta ouvindo, Deus esta presente, a santidade esta entre nós, é hora de adorar.

Porém, cada uma tem um significado específico nos seus toques.

Tequiá: Anuncia, Deus criou o homem


Teruá: Deus criou o universo, mas o homem caiu


Shevarim: Deus chora, mas Deus restaura

Então quando você ouve essa combinação, tequiá, teruá e Shevarim,nesta seqüência, você esta escutando: O Deus que criou o homem, que criou o universo, que viu o homem pecar, que chorou por isso, mas que veio restaurar o homem, esse Deus esta entre nós, exaltemos a sua santidade.

Amém!

_____________________________________________________________

Simbologia do shofar

Sua confecção se conduz da seguinte maneira:

1. Ele é retirado da cabeça do animal, do chifre do carneiro.

2. O chifre tem que ser limpo, tem que ser tirado de dentro dele toda a carne

3. Ele tem que ser banhado com azeite e especiarias, como mirra, aloés, entre outros

4. Depois precisa ser exposto ao sol

5. Depois de todo este processo, ele estará apto a ser utilizado, para sair dele o som perfeito.

Você e eu também fomos tirado do Cabeça, que é Cristo, nos dando vida e salvação. Mas de dentro de nos necessita ser retirado toda a carne, precisamos ser livres da carne. Logo após, o azeite precisa ser derramado sobre nos, o Espírito Santo, para sermos expostos ao Sol, o Sol da justiça. Depois de todo este processo, pode ser extraído o melhor som de nos, o som da ADORAÇÃO.

Glória a Deus!

Espero que você tenha compreendido melhor o que significa o SHOFAR!!!

Deus abençoe!

(Extraído de uma ministração do Apóstolo Mauro Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário